01/10/2024

Animação Primeiro Trabalho Decente, Seguro e Saudável

Para evitar casos como o de Eduarda e de Pedro, é necessário que em todos os níveis de ensino haja instrução sobre como prevenir doenças e acidentes relacionados ao trabalho. Os estudantes devem saber que existe um direito fundamental ao trabalho em ambientes seguros e saudáveis; conhecer as normas e os programas de saúde e segurança do trabalho e as instituições que atuam na defesa do direito ao trabalho seguro e saudável; entender que as medidas de prevenção de riscos ocupacionais devem seguir uma hierarquia que deve priorizar as medidas de proteção coletiva, mas que os equipamentos de proteção individual (EPIs) também devem ser fornecidos quando as demais medidas não forem suficientes para garantir a proteção da vida, da saúde e da integridade de trabalhadores e trabalhadoras. É fundamental que crianças, adolescentes e jovens também aprendam sobre primeiros socorros, prevenção e combate ao bullying e participem das atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Doenças e Violências nas Escolas – CIPA Escolar, que ajuda no desenvolvimento da cultura da prevenção. Para aqueles que querem entender melhor o assunto, o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SIT/MTE) prepararam uma série de atividades para o mês de outubro de 2024. A programação inclui lives para escolas, profissionais da educação e estudantes nos dias 02, 08 e 10 de outubro; cursos, lançamento de passatempos Coquetel, concurso cultural e campanha de incentivo à criação da CIPA Escolar. Para mais informações, acesse os sites mpt.mp.br e segurancaesaudenasescolas.trabalho.gov.br.
Visualizar
Versão: 2.2.0