07/10/2023

Manual do Projeto Segurança e Saúde nas Escolas

O Manual do Projeto Segurança e Saúde nas Escolas elaborado pelo Ministério Público do Trabalho quer apresentar para você este projeto que se apresenta como um novo horizonte para a implementação de uma cultura robusta voltada à prevenção de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho. As novas tecnologias, as novas formas de organização e as relações de trabalho são cada vez mais complexas e têm impactos sobre as condições de trabalho, fazendo surgir novos paradigmas, novos perigos e novos riscos. A educação sobre saúde do trabalhador e da trabalhadora e segurança no trabalho têm um papel fundamental na prevenção e controle dos riscos relacionados ao trabalho. Então, parafraseando Paulo Freire, a educação sobre segurança e saúde do trabalho nas escolas não transformará o mundo. Mas mudará as pessoas que trabalham. E essas pessoas, nossos futuros trabalhadores(as), empregadores(as) e gestores(as) públicos(as), tornarão o mundo do trabalho mais digno, sustentável, seguro e saudável.